Em Destaque

Sugestões de Dicas Rápidas para decorar e organizar a sua Sala !!

A primeira coisa que deve considerar é a cor a usar nas paredes. Privilegie cores neutras e luminosas. Deste modo, o espaço estará preparado para receber a maior parte do mobiliário. Uma sala de estar “funciona melhor” quando tem um ponto focal,

um ponto para onde todas as atenções são direccionadas e ao redor do qual a sala se organiza.
Na maior parte das salas, esse ponto focal é a televisão. Há assim que começar por pensar se queremos que seja esse o centro das atenções na sala. Esta questão torna-se um grande problema quando se tenta dispor a mobília para contrariar esta tendência, criando por outro lado uma situação de desconforto quando se pretende ver televisão.

A lareira pode ser um ponto focal durante todo o ano e não so no Inverno quando está a ser utilizada. Se não estiver frio suficiente para a acender, experimente colocar no seu interior algumas velas. Elas providenciarão calor, luz e ambiente. No Verão a mesma lareira pode ser enfeitada com flores frescas de modo a captar o olhar. De modo a reforçar o papel de ponto focal da lareira na sua sala, pendure o seu quadro favorito ou coloque um espelho em cima da lareira. No entanto, se gosta de usar espelhos tenha o cuidado de pendurá-los de maneira a que as pessoas nao se tenham que ver reflectidas sempre. Isso é opressor e pode-se tornar desconfortável.

Tendo escolhido o ponto focal, há agora que ter o cuidado de dispor a mobilia, complementando-o...
Criar assentos junto à lareira cria uma área propicia a reuniões de familias e amigos, mas tenha em atenção “pormenores” como garantir que, vista da porta, a sua sala não parece ser um monte de cadeiras à volta da lareira. Colocar um tapete à frente da lareira é prático e pode criar uma sensação de conforto adicional, principalmente se a sala for minimalista e moderna.

O sofá é, normalmente a peça de mobiliario mais volumosa e com mais influência numa sala de estar. Contrariamente ao que se possa pensar, é um elemento muito fácil de mudar de aspecto, seja através de cobertas ou simplesmente de almofadas que podem complementar o tema da divisão através de cores e texturas. Isto é particularmente importante se o resto da sua mobilia fôr de uma cor neutra. Os tapetes podem ser usados para o mesmo efeito.

A maior parte das nossas salas de estar juntam também outras funções – sala de jantar, e ocasionalmente de playroom ou de escritório. Se não for possível separar estas funções, são necessários alguns cuidados adicionais:
Planeie a zona de refeições num canto da sala e considere a hipótese de colocar um painel, cortina ou qualquer outro elemento que possa diferenciar as duas zonas, como um soalho diferente ou uma peça de mobilia que estabeleça uma “fronteira”.

Se a sala fôr utilizada como escritório ou espaço de brincar durante o dia, a desarrumação poderá tornar o descanso ao fim do dia complicado - considere espaços de arrumação práticos e se possivel escondidos, em bancos por exemplo, de maneira a poder arrumar os brinquedos ou o trabalho rapidamente no fim do dia.

Aquando da disposição do mobiliário da sua sala considere zonas de passagem e tenha o cuidado de perceber que por vezes, o mobiliário que aparece nas revistas não é o mais indicado para a sala que possui.
Por fim, e é uma das questões mais importantes, a iluminação. No caso de uma sala, deverá ser, de uma maneira geral, abrangente e difusa. Se a sua sala alberga várias funções, tenha o cuidado de considerar o tipo de iluminação certa para cada uma delas.

 

 

 

 

 

Dicas My Best Home: Informações recolhidas na internet

free counters
24 Outubro 2011