Em Destaque

Bem... pequeno é, não adianta negar... Mas também não precisa de parecer entulhado. Veja aqui algumas dicas de arrumação para que o seu pequeno apartamento fique maior!

Em todos os espaços do apartamento deve usar móveis leves, simples, com pouco volume. Use espelhos, móveis espelhados (não exagere), nichos e prateleiras. Simplifique.

 


Na Cozinha

1 - Colocar o fogão, lava-louças, frigorífico, etc... unidos, como um só móvel e usando cores claras. O branco é uma tentação, mas dá trabalho, pense nisso e prefira tons mais escuros no piso.
2 - Armários superiores, o mais alto que for possível e com poucos detalhes. Aliás, armários superiores abertos também dão a impressão de serem maiores, além de serem mais baratos.
3 - Recuos para abertura de gavetas (sem puxadores), além de economizarem o projeto, criam linhas horizontais, que também dão impressão de criar espaço.
4 - “Subir” o exaustor até o teto também ajuda na ilusão de espaço.

Na Sala
1 - Não compre sofás com braços enormes, espaçosos demais. Só eles vão preencher todo o espaço da sua sala e a tornarão menor, sem acrescentar mais lugar para as pessoas se sentarem! Assim, voçê não ganha em nada. Prefira linhas retas e simples, assentos com dupla função, como puffs que se tornam mesas de centro, por exemplo.
2 - Ao invés de uma mesa de centro grande, que tal mesinhas pequenas que podem ser separadas? E tampos de vidro sempre parecem ocupar menos espaço. E tente afastar alguns móveis das paredes.
3 - Em vez de mil objetos de decoração pequenos, invista em poucos objetos de tamanho maior.
4 - Escolha uma paleta de cores para todo o espaço, não divida os ambientes, por exemplo, sala de jantar e sala de estar com cores diferentes. Vai parecer menor.

 

No quarto
1 - Camas com locais para guardar coisas por baixo do colchão são obrigatórios. E se o colchão esconder este local, melhor ainda. Aliás, móveis aéreos (que ficam presos à parede, sem pés) são sempre uma boa ideia.
2 - Não compre a maior cama que couber no quarto! Compre a cama com o melhor tamanho para o quarto, que é aquela que permite que voçê tenha uma boa circulação nele.
3 - Uma simples prateleira ao lado da cama, ou uma gaveta presa à parede, a substituír a mesa de cabeceira é leve e muito útil.
4 - Candeeiros pendentes ou presos à parede funcionam quando não há espaço para mesinhas de cabeceira ou se forem muito pequenas.
5 - Use as paredes para tudo o que seja necessário e que não tenham de ficar propriamente no chão ou numa mesa, como por exemplo, cabides, prateleiras...